O café da manhã é uma refeição bem importante de se avaliar a qualidade dos alimentos. Quando optamos por alimentos que favorecem o equilíbrio de certos hormônios no corpo, nesse horário, que é o momento de quebrar o jejum que fazemos enquanto dormimos, podemos queimar melhor calorias e emagrecer com mais eficiência e, também, podemos melhorar a sensação de fome ao logo do dia.

Estudos mostram que optar por alimentos proteicos, gorduras boas e fibras, ajuda a controlar melhor os níveis de insulina, o que contribui para menos acúmulo de gordura no corpo, além de aumentar o tempo da digestão e sensação de saciedade. E, isso, por sua vez, ajuda a equilibrar os níveis de leptina, hormônio responsável pela sensação de fome, que muitas vezes fica em desequilíbrio quando se tem excesso de peso. Sendo assim, esse padrão alimentar é uma ótima maneira para emagrecer sem passar fome.

Então, aqui eu quero trazer algumas dicas e receitas para uma alimentação saudável que poderá favorecer seu processo de emagrecimento e manutenção do peso saudável, além de favorecer mais disposição e longevidade. Faça bom proveito!

– Lembrando que, para uma dieta personalizada, com precisão de acordo com suas necessidades específicas e individuais, procure um profissional nutricionista, recomendo que tenha como base a Nutrição Funcional.

– Lembre-se também que o emagrecimento é um conjunto de fatores e hábitos, mudar o seu café da manhã, é apenas uma das estratégias, mas já pode ser um bom começo!

– Quer que eu te atenda? Podemos agendar, a depender, presencial ou online!

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OPÇÃO 1 – VITAMINA DE ABACATE /OU DE AÇAÍ

– Bata no liquidificador todos os ingredientes a seguir:

– Opções para a base da vitamina:

1 copo de 250ml de leite de coco natural (ou de castanhas ou de sementes de gergelim brancas integrais) OU use ½ pote de iogurte natural desnatado sem sabor misturado com 100ml de água OU, pode ser, ainda, água de coco OU água mineral

– Escolha uma das bases da vitamina, de acordo com as opções acima, coloque no liquidificador e adicione:

½ avocado ou 3 colheres de sopa de abacate manteiga ou 1 polpa de açaí pura (sem xarope)

+ 1 banana prata (se tiver a banana congelada, fica muito bom!)

+ 2 ameixas secas sem caroço

+ 1 colher de sobremesa de semente de linhaça dourada

+ ½ colher de chá de canela em pó

– A polpa de açaí pura pode ser encontrada em lojinhas de fornecedores de polpas (basta procurar na internet um local em sua cidade) ou em algumas lojinhas especializadas de produtos naturais também é comum. Nas lojinhas também existem versões em pó de açaí orgânico bem interessantes.

OPÇÃO 2 – OMELETE COMPLETO + CAFÉ OU CHÁ

Misture 2 ovos em um prato fundo e bata-os com um garfo até ficarem bem misturados. Depois coloque a mistura dos dois ovos em uma frigideira, levemente aquecida e untada com uma boa manteiga (ou ghee) ou azeite ou óleo de coco. Deixe cozinhar de um lado e vire. Quando virar, sob a parte ainda crua e mole, adicione 1 colher de sopa de cenoura ralada, 1 xícara de espinafres picado, 1 colher de chá de cebola roxa picada, 4 tomates cerejas fatiados; e, a gosto: folhas de manjericão, um pouco de parmesão fresco ralado, uma pitada de orégano e pimenta do reino. Tampe a frigideira até cozinhar por inteiro. Se necessário aqueça um pouco mais virando a omelete de um lado depois o outro para cozinhar por completo.

– No lugar do parmesão poderia ser 1 colher de sobremesa de frango desfiado.

– Pode também consumir com 1 xícara de café ou de chá verde (sem açúcar).

OPÇÃO 3 – FRUTA + MINHA VERSÃO DE OVOS MEXIDOS + CAFÉ OU CHÁ

Nesse caso, o importante é escolher uma gordura saudável para preparar os ovos, podendo ser manteiga (se possível Ghee) ou óleo de coco ou azeite de oliva. Para incrementar no sentido do emagrecimento, adicione uma colher de chá rasa de sementes de gergelim, uma pitada de sal marinho ou rosa, uma pitada de pimenta do reio fresca e uma pitada de cúrcuma pura (açafrão da terra).

– Para acompanhar (antes ou depois dos ovos):

½ papaia misturado com 1 colher de sopa de farelo de aveia

+ 1 xícara de café ou chá verde (sem açúcar)

OPÇÃO 4 – SUCO VERDE TERMOGÊNICO + MINHA VERSÃO DE OVOS MEXIDOS

Para acompanhar a receita de ovos mexidos na opção 3 (acima), além da sugestão anterior, você pode alternar com um suco verde termogênico.

SUCO VERDE TERMOGÊNICO:

Bata no liquidificador:

1 copo de água mineral (ou água de coco)

+ 2 fatias médias de abacaxi em cubos

+ 2 folhas de couve rasgadas (se possível, orgânicas)

+ 1 rodela (do tamanho de uma moeda) de gengibre fresco picado ou ½ colher de chá de gengibre em pó

+ ½ colher de chá de cúrcuma pura em pó ou fresca ralada

+ ½ colher de chá de mate chá ou 1 colher de chá de erva fresca de chá verde- ou, ao invés de usar a água para bater, use o chá verde já pronto.

– Sugiro iniciar o café da manhã com o suco verde e após alguns minutos, consumir os ovos mexidos.

– O mate chá e a erva fresca do chá verde podem ser encontrados em lojas especializadas de produtos naturais.

– Caso não tenha alguns dos ingredientes, faça com o que você tem em casa, por exemplo, mesmo que faça apenas água + abacaxi e couve.

OPÇÃO 5 – BATATA DOCE OU INHAME COZIDO + MINHA VERSÃO DE OVOS MEXIDOS + CAFÉ OU CHÁ VERDE

Corte batata doce (ou o inhame) em fatias grossas (na largura de 1 dedo) e coloque para cozinhar em água fervente. Quando cozido, sirva com um fio de azeite + uma pitada de sal e uma pitada de pimenta do reino fresca. Consuma uma quantidade que corresponde a 3 fatias (essa quantidade pode variar, mas observe para o tamanho do vegetal que irá consumir seja, no máximo, igual ao tamanho de sua mão fechada).

– Pode consumir com + uma xícara de café ou chá verde sem açúcar.

OPÇÃO 6 – BANANA DO BEM-ESTAR + OVOS COZIDOS + CAFÉ COM CANELA

1 banana prata amassada com 1 colher de chá de sementes de chia + 1 colher de sopa de farelo de aveia + 1 colher de sobremesa de cacau + ½ colher de chá de canela

E, 2 ovos cozidos servidos com azeite de oliva e uma pitada de sal marinho ou rosa

+ 1 xícara de café com canela

OPÇÃO 7 –GUACAMOLE COM OVO COZIDO E CHÁ VERDE

Pegue 1 abacate bem amassado e misture com coentro bem picadinho, azeite e limão, acrescente tomate e cebola roxa picados e sal a gosto.

Sirva com 2 ovos cozidos cortados ao meio com um fio de azeite e uma pitada de sal.

Para acompanhar 1 xícara de chá de verde.

3 Comentários

  • Eunice

    Adorei as sugestões de café da manhã

  • Eunice

    Adorei as sugestões de café da manhã

    • Ana Paula Surita

      Olá Eunice, fico muito feliz que tenha gostado. Obrigada pelo seu comentário. Um forte abraço.

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