Comer menos alimentos que são ricos em carboidratos e que aumentam o hormônio insulina no corpo, tem sido uma estratégia bem comprovada para melhores resultados no emagrecimento, manutenção do peso, além de reduzir riscos de Diabetes ou de aumento de triglicerídeos e colesterol. Isso porque o excesso de carboidratos (e o aumento da insulina) fazem o corpo estocar gordura, principalmente após os 30 / 35 anos de idade. Então, fica ligada nessas dicas!

1 – Evite alimentos à base de farinhas como tapioca, cuscuz ou farinha de trigo, isso inclui pães, massas, bolos, biscoitos. Nesse caso, prefira preparar receitas caseiras LowCarb, é fácil, prático e prazeroso!

2 – Se você consegue ficar sem o pão de manhã, substitua o pão do café da manhã por uma fruta, ou 1 xícara de fruta picada, com farelo de aveia ou por mandioca cozida, cará, inhame ou batata doce que você pode consumir com ovos, ou, como disse acima, use receitas de pão lowcarb.

3 – Comece a fazer substituição de leite de vaca (que aumenta a insulina) por leites vegetais, versões caseiras são práticas e baratas e muito versáteis para diversas receitas como, por exemplo, leite de semente de girassol batido com banana + farelo de aveia + cacau, que serve como um ótimo shake natural para o café da manhã.

4 – Chás amargos como o chá-verde ajuda a reduzir a vontade de comer doces. Você pode usar 3 xícaras ao dia: No café da manhã, no meio da manhã e às 15h, por pelo menos 1 a 3 meses. Use a erva fresca, compre em lojinhas de produtos naturais e certifique-se que a erva está fresquinha para fazer em infusão (1 colher de chá da erva para 1 xícara de chá de água, abafa a erva na água quente, sem ferver, por 5 min). Funciona mesmo.

5 – Faça uso do chá de canela em pau para reduzir a vontade de sobremesa. Em conjunto com a dica acima inclua o chá de canela após o almoço. Deixe uns 5 paus de canela (para uma xícara de chá de água) fervendo por 3 minutos e descanse por mais uns 3 minutos abafado.

6 – Mesmo que não sendo muito fácil no começo, insista em consumir chocolate 70% (sem açúcar) quando der vontade de doce. O sabor amargo e as propriedades do cacau ajudam muito na regulação da vontade pelo doce. Crie esse hábito e você vai comprovar que dá certo.

7 – Doces e massas, em geral, devem ser consumidos em situações especiais, como exceções e não regra, no dia a dia. Pois, quanto mais comemos, mais dá vontade. Então, encontre os espaços certos na rotina para consumir doce ou massas e estabeleça um pacto de priorizar não comer no seu dia a dia.

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