ESTRATÉGIAS DE ALIMENTAÇÃO PARA MELHORAR EFEITOS DOS EXAGEROS APÓS FESTAS

22 de dezembro de 2018

Comments

Depois de passar pelo período de festas, o foco para a saúde deve ser na busca de amenizar os resultados negativos causados pelos exageros que foram consumidos nesta época. Um cardápio detox tem como objetivo eliminar as toxinas que foram adquiridas por meio dos alimentos ruins para o corpo. Existem alimentos específicos para serem consumidos nesse processo, em geral, eles possuem ação diurética, antioxidante e anti-inflamatória e devem conter nutrientes que irão ajudar no processo detoxificação hepática, que significa: o trabalho do fígado em transformar uma substância nociva ao corpo (toxina) para ser eliminada. 

Neste sentido, leveza também é chave. Por tanto, um cardápio detox, com o fim de amenizar os resultados dos excessos, além de ser mais restrito, porém mais nutritivo, também, deve ser baseado em alimentos mais leves e de fácil digestão.

No café da manhã, privilegie frutas em forma de suco combinando-os com folhas verdes, pois irá ofertar a clorofila e outros nutrientes com ação antioxidante (vitaminas e minerais), reduzindo os malefícios dos radicais livres gerados pelos maus alimentos, como doces, gorduras e proteínas de origem animal e frituras em geral. Além disso, dar preferência em se alimentar, pelo período da manhã, com frutas, irá proporcionar um descanso para os órgãos da digestão sobrecarregados, dentre eles, estômago, fígado e intestino, favorecendo que esses possam trabalhar melhor para os processos de eliminação.

Incluir no suco verde uma fonte de fibra poderá ajudar na eliminação dos resíduos maus digeridos presentes no intestino, ex: semente de chia ou de linhaça dourada contribuem muito para isso.

Chás com ação diurética, antiflamtória e que poderão ajudar a digestibilidade também são bem indicados para usar ao longo do dia, ex: cavalinha, chá verde, chá de hibisco, gengibre e dente de leão. Pode-se fazer um mix com esses chás ou fazer um suco com o chá, hoje muito novo nos cardápios, com nomenclatura “suchá”.

Exemplos de sucos para o período da manhã: Suco de melão batido com folhas de hortelão e linhaça dourada ou chá verde gelado batido com mel, couve e banana ou água de coco batida com mamão e gengibre ou chá verde batido com abacaxi picado. Além disso, pode-se consumir salada de frutas picadas com sementes de gergelim ou de linhaça ou de chia.

No almoço e no jantar, priorize as sopas leves feitas com as crucíferas, ex: couve-flor, brócolis, repolho, cebola, ricas em enxofre, com ação antioxidante. Tempere as sopas com especiarias anti-inflamatórias e potentes antioxidantes como canela, gengibre, anis, curry e açafrão. Além de ser indicado, também, abusar das ervas aromáticas e temperos naturais como salsinha, cebolinha, manjericão, hortelã e coentro. Todos esses temperos e especiarias tem ação no sistema digestório contribuindo para ativar as enzimas digestivas, favorecendo diminuir o mau estar na região abdominal e a própria eliminação dos resíduos no intestino e toxinas na corrente sanguínea. Ou, priorize uma boa salada crua variada e colorida com filé de peixe ao forno.

No lanche da tarde, dê preferência por frutas. O abacate também é uma ótima opção para ser consumido com um fiozinho de mel e gotinhas de limão ou como vitamina batido com mamão papaia.

Related Posts

Alimentação e Pele, entenda sobre o Colágeno

Alimentação e Pele, entenda sobre o Colágeno

É fato que com o avançar da idade começam aparecer linhas finas de expressão na pele, além de ocorrer uma perda da elasticidade, perda de hidratação e brilho da pele. Esses são sinais naturais e comuns do envelhecimento da pele e que também sofrem influência do...

Confira 5 formas de fazer Ovos para não Enjoar

Confira 5 formas de fazer Ovos para não Enjoar

Já há algum tempo o ovo passou a estar bem presente nos cardápios de perda de peso, especialmente no café da manhã. Isso porque estudos mostram que a proteína presente na clara ajuda a dar saciedade e contribui para regular alguns hormônios que interferem no acúmulo...

Receita – Dia dos Namorados

Receita – Dia dos Namorados

Ei mulheres, que tal uma receitinha bem leve para comemorar o dia dos namorados sem ficar com aquela sensação de peso após o jantar? Curte aqui essa dica leve, saudável e afrodisíaca! Essa receita dá para 2 pessoas, ajuste a quantidade dos ingredientes, se precisar....