EMAGRECER NÃO PRECISA ATRAPALHAR A VIDA SOCIAL E VICE-VERSA!

28 de novembro de 2018

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A maioria das pessoas, quando questionadas quanto aos desafios de perder peso, relatam que uma das maiores dificuldades de seguir uma dieta são os eventos sociais, como festas de aniversário, casamentos, jantares, um chopinho após o expediente ou mesmo um almoço entre colegas de trabalho.

Na verdade, você já notou como nosso cérebro é criativo e manipulador quando o assunto é sair da zona de conforto? Pois é, essa é uma ideia que nossa mente cria como uma desculpa para evitar os desafios que o emagrecimento pode gerar.

Bem, é certo que, assim que você tomar a decisão de emagrecer, haverá situações mais favoráveis, as quais vão te ajudar a se manter firme nesse propósito, assim como, haverá situações mais desafiadoras, as quais você precisará ter em mente suas principais motivações para perder peso, de modo a encontrar maneiras de não colocar a perder os resultados desejados. Mas, você pode ter certeza, estando realmente disposta e decidida a alcançar os resultados de emagrecer, você terá o poder de desenvolver todas as habilidades necessárias para se organizar com a dieta independentemente da situação.

O que tenho para te dizer é que com consciência, autocontrole e planejamento, a vida social não precisa ficar de lado enquanto você está num processo de emagrecimento. É possível e mais que isso, é preciso, adaptar a dieta e a rotina à vida diária, para que os resultados aconteçam de maneira duradoura; e, por que não, prazerosa?!
Então, agora, vou te dar algumas dicas de como você poderá agir!

Primeiramente, se você sabe que estará num ambiente que não tem nada que realmente possa ser saudável ou menos calórico, busque se alimentar antes de sair de casa e deixe apenas para brindar com os amigos, sendo que o ideal é buscar não se exceder, tendo em vista que álcool é ruim independentemente do processo de emagrecimento. Daí, não ultrapassando uma quantidade que poderia te deixar pra lá de seu estado de equilíbrio, beba muita água. Por exemplo, eu acho que 2 taças de vinho ou 2 chopes, poderia estar de bom tamanho e, com isso, pelo menos 500 a 700ml de água.

Mas, vale lembrar, também, que a confraternização não precisa girar em torno de comer e beber, mas, sim, em torno das relações.

Outra maneira de buscar se adaptar é, se você decide comer num encontro social e não antes de sair, primeiramente, havendo a possibilidade, como num restaurante, prefira carnes brancas com legumes ao invés de uma macarronada ou risoto, por exemplo. Um peixe grelhado, ou mesmo um filé de carne bovina, com legumes ou um bacalhau à portuguesa, por exemplo, são pratos saborosos e que vão te ajudar a se manter na linha.

Você também pode pensar da seguinte maneira, busque sempre optar: ou comer as entradinhas ou um prato mais elaborado ou a sobremesa. Por exemplo, se comeu muito pão de entrada, evite mais alimentos calóricos no prato principal, como arroz ou macarrão e, se possível, evite a sobremesa. Se quer comer um prato mais elaborado com molhos ou a base desses alimentos calóricos (arroz ou macarrão), evite os pães e a sobremesa. Se você quer comer a sobremesa, evite os pães e de preferência opte por um prato mais leve como uma salada mais elaborada ou proteína e legumes.

E, outra estratégia é, se você sabe que pode acabar exagerando um pouco e saindo da dieta, o que pode ser interessante, é você ter uma dieta mais regradinha no dia em que você vai sair e no dia seguinte, baseada em alimentos leves e nutritivos. Por exemplo, num dia em que você vai sair com seu parceiro ou amigos para um jantar, se você sabe que irá comer pães, risoto e ainda beber. Nesse dia, você pode comer uma salada de frutas com aveia no café da manhã e no almoço um bom prato de salada crua com peito de frango grelhado (ou omelete), por exemplo. Assim como comer uma fruta a tarde. Para, então sair feliz para o jantar. E, no dia seguinte, você pode preparar um bom suco detox de café da manhã, como um suco de abacaxi com couve e hortelã. E, segue no padrão levinho também no resto do dia seguinte do jantar. É tudo uma questão de equilíbrio.

Contudo, com certeza, o que não dá, é sair de quinta a domingo, comendo pizza, bebendo cerveja, comendo churrasco e frituras, sobremesas e feijoada!

O interessante é escolher momentos que são realmente especiais e dar uma peneirada, uma apurada, nas escolhas alimentares e na qualidade da sua diversão, assim como ter essa estratégia de compensação, não só pela questão calórica, mas, também, para ajudar o organismo a eliminar toxinas dos excessos.

Também, há outro ponto de vista, muitas vezes, a depender do seu objetivo, pode ser muito mais prazeroso estar junto com os amigos e se privando de alguns excessos, tendo a sensação de vitória de estar mais perto de conquistar o peso que deseja, do que o prazer de consumir excessos de álcool ou de alimentos tóxicos que, no final, o que vai restar é uma sensação de fracasso e ressaca. Me entende?

A pergunta é, o que é prioridade pra você? Se emagrecer estiver na sua lista de prioridades, algumas renúncias serão mais fáceis de serem administradas e aceitas sem tanto sofrimento e questionamento. Lembre-se, cada escolha exige uma renúncia, e isso não precisa ser encarado com pessimismo, pelo contrário, você estará se educando a ter mais equilíbrio… Já ouviu aquela frese: “Tudo posso, mas nem tudo me convém”?! Pois é, é exatamente isso, nada é proibido, faz parte do processo de emagrecimento você encontrar, com bom senso, as melhores escolhas. E, nesse caminho, além de visar a alimentação em si, veja como uma oportunidade de fortalecer a sua capacidade de vencer diante dos desafios.

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