1. Troque o pão do café da manhã por uma porção de fruta: ½ mamão papaia ou 1 banana amassada ou 1 manga palmer em cubos – adicione 1 colher de sopa de farelo de aveia com mais 2 castanhas do Pará picadas na sua fruta. Pode ser 1 pote de sobremesa com as 3 frutas picadas, também.

2. Para complementar o seu café da manhã e te manter saciada ao longo da manhã, sem precisar comer no meio da manhã consuma, após a fruta (sugestão acima), 1 a 2 ovos cozidos com uma pitada de sal marinho + 1 fio generoso de um bom azeite de oliva.

3. Beba bastante água entre as refeições e só coma quando estiver realmente com fome.

4. Pelo menos, entre 4 a 3x na semana, evite consumir arroz branco no almoço. Nesse caso, você pode consumir até 3 porções de vegetais, sendo 2 porções de variedades dos vegetais a seguir: tomate, berinjela, abobrinha, vagem, quiabo, couve manteiga, rúcula, brócolis, couve-flor. E, mais 1 porção de um desses vegetais: abóbora laranja, cenoura, beterraba ou batata doce. Cada porção é 1 xícara de chá do vegetal.

Além disso, pode consumir mais 1 concha pequena de feijão (evite óleo no preparo e use temperos naturais e não prontos). E, uma proteína, entre 60 a 80 g: frango ou peixe ou carne moída, cozinhar (não fritar e nem grelhar). Use cúrcuma e gengibre no cozimento. Essa também é uma boa opção para o jantar, sem o feijão.

5. Busque jantar cedo, até no máximo às 19h e se tiver fome a noite, coma um ovo cozido com azeite e sal. No máximo 1h antes de deitar para dormir.

6. Evite, pelo menos durante a semana, alimentos à base de farináceos como polvilho (tapioca ou pão de queijo), farinha de trigo (mesmo integral, macarrão, pão, bolos), milharina (cuscuz).

E, se você gosta muito, determine 1 a 2 refeições, em 1 dia da semana, para consumir como uma exceção. Se você comer certo e saudável 6 dias na semana, com certeza, matar a vontade de um pão quentinho, de uma boa pizza ou de um prato macarrão, no seu feriado, final de semana ou momento de lazer, não vai te fazer mal ou engordar.

A questão é saber que esses alimentos não devem ser consumidos no dia a dia. Isso também vale para alimentos como doces (sorvete, chocolate, sobremesas). Saiba que não é uma questão de se restringir, mas, sim, de ter equilíbrio. Sabendo que você pode consumir na quantidade adequada, em momentos específicos, você ficará menos ansiosa para comer sempre que ver, achando que é proibido. Lembre-se da seguinte frase: Tudo posso, mas nem tudo me convêm, a todo ou qualquer momento.

6 Comentários

  • Selma Mariot

    Amei!

    • Ana Paula Surita

      Obrigada Selma, fico muito feliz!

  • Iedna

    Excelente..Obrigada 😘

    • Ana Paula Surita

      De nada! Fico feliz que tenha gostado.

  • Maria Angélica Rodrigues de Paiva

    Oi boa tarde!! Eu amo suas dicas e receitas , minha mãe já está com uma idade avançada, é está precisando muito perder peso tb , eu posso usar essas dicas na alimentação dela tb?

    • Ana Paula Surita

      Olá Maria Angélica, eu fico muito feliz que você esteja gostando das minhas dicas. Essas dicas podem sim servir para ela, mas é muito importante, também, que se ela esteja precisando melhorar a saúde, uma ajuda de um profissional mais de perto também pode ser bem válido e importante. Eu me coloco a disposição. Muitas vezes verificar exames e questões individuais pode dar melhores resultados, mas toda melhora, já ajuda! Conte comigo! Para mais informações, caso necessite pode entrar em contato pelo whats da minha clínica: (61) 98172-2734.

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