Dicas simples e baratas para ajudar emagrecer

30 de abril de 2019

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1. Troque o pão do café da manhã por uma porção de fruta: ½ mamão papaia ou 1 banana amassada ou 1 manga palmer em cubos – adicione 1 colher de sopa de farelo de aveia com mais 2 castanhas do Pará picadas na sua fruta. Pode ser 1 pote de sobremesa com as 3 frutas picadas, também.

2. Para complementar o seu café da manhã e te manter saciada ao longo da manhã, sem precisar comer no meio da manhã consuma, após a fruta (sugestão acima), 1 a 2 ovos cozidos com uma pitada de sal marinho + 1 fio generoso de um bom azeite de oliva.

3. Beba bastante água entre as refeições e só coma quando estiver realmente com fome.

4. Pelo menos, entre 4 a 3x na semana, evite consumir arroz branco no almoço. Nesse caso, você pode consumir até 3 porções de vegetais, sendo 2 porções de variedades dos vegetais a seguir: tomate, berinjela, abobrinha, vagem, quiabo, couve manteiga, rúcula, brócolis, couve-flor. E, mais 1 porção de um desses vegetais: abóbora laranja, cenoura, beterraba ou batata doce. Cada porção é 1 xícara de chá do vegetal.

Além disso, pode consumir mais 1 concha pequena de feijão (evite óleo no preparo e use temperos naturais e não prontos). E, uma proteína, entre 60 a 80 g: frango ou peixe ou carne moída, cozinhar (não fritar e nem grelhar). Use cúrcuma e gengibre no cozimento. Essa também é uma boa opção para o jantar, sem o feijão.

5. Busque jantar cedo, até no máximo às 19h e se tiver fome a noite, coma um ovo cozido com azeite e sal. No máximo 1h antes de deitar para dormir.

6. Evite, pelo menos durante a semana, alimentos à base de farináceos como polvilho (tapioca ou pão de queijo), farinha de trigo (mesmo integral, macarrão, pão, bolos), milharina (cuscuz).

E, se você gosta muito, determine 1 a 2 refeições, em 1 dia da semana, para consumir como uma exceção. Se você comer certo e saudável 6 dias na semana, com certeza, matar a vontade de um pão quentinho, de uma boa pizza ou de um prato macarrão, no seu feriado, final de semana ou momento de lazer, não vai te fazer mal ou engordar.

A questão é saber que esses alimentos não devem ser consumidos no dia a dia. Isso também vale para alimentos como doces (sorvete, chocolate, sobremesas). Saiba que não é uma questão de se restringir, mas, sim, de ter equilíbrio. Sabendo que você pode consumir na quantidade adequada, em momentos específicos, você ficará menos ansiosa para comer sempre que ver, achando que é proibido. Lembre-se da seguinte frase: Tudo posso, mas nem tudo me convêm, a todo ou qualquer momento.

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