DICAS PARA EVITAR O GANHO DE PESO COM AS FESTAS DE FIM DE ANO!

22 de dezembro de 2018

Comments

Bem, primeiramente, uma coisa muito importante para se levar em consideração, é avaliar, como anda sua saúde,  você se cuida na maior parte do tempo ao longo do ano?

Pois é, se você está saudável, se cuida sempre bem e, na maior parte do tempo, verifica com cuidado aquilo que escolhe comer, além de ter como rotina a prática de exercícios. Então, com certeza, você já estará condicionada a fazer as melhores escolhas e poderá sim ser flexível sem muita restrição, ao mesmo tempo, sem exageros.

Então, a questão é que se você não está se sentindo muito bem com o seu corpo e quer perder peso, o melhor é você não pensar em começar exatamente uma dieta super radical nas vésperas das comemorações. Mas, contudo, eu sugiro que pode, sim, ser muito válido aproveitar esse momento de reflexão, para já ir fazendo escolhas mais sensatas tendo a intenção de se questionar o que você quer para sua vida quanto a sua saúde e autoestima. E, se for o caso, marque uma data favorável para iniciar ajustar melhor seu estilo alimentar e, com essa intenção, você pode aproveitar as festas, não como uma maneira de “colocar o pé na jaca”, sabe? Mas, como uma oportunidade para você aprender a se observar e condicionar suas escolhas mais por uma vontade real, do que apenas por um instinto e hábito relativo ao momento em si. Como é isso?

É condicionar a mente que , sim, você poderá aproveitar alguns deleites de sabores, mas, tendo em vista que o mundo não vai acabar naquele dia, que existem outras maneiras de confraternizar e aproveitar o momento, como através das relações. E, observe que, quando passamos muito além do limite as sensações de mal estar podem substituir os prazeres momentâneos e passageiros… Então, questione-se, o que realmente vale a pena para você de acordo com o que você deseja para si!

Eu entendo, nesse sentido, que até para exagerar pode haver limites. E, esse limite vai até onde isso não te prejudica. Comer por comer, comer porque está todo mundo comendo, comer porque é um costume comer de mais nessa época, por si só, não é tão prazeroso como você escolher comer com moderação algumas coisas específicas as quais te remetem alguma sensação especial.

Mas isso, só conseguimos a partir de uma reflexão individual daquilo que você deseja cultivar como valor no seu momento, sabe? Por isso, para evitar exageros é importante saber o que você ganha ou perde fazendo determinadas escolhas e sincronizar essa resposta com aquilo que você deseja cultivar para si…

Por exemplo, caso você esteja num momento de emagrecimento, será que vale colocar tudo a perder em uma semana de comemorações, festas ou férias? Como você pode agir diante de suas escolhas de modo a não colocar seus ganhos a perder? Encontre soluções sensatas para essas perguntas…

Já, se você está bem acima do peso, e sabe lá no íntimo, que precisar dar uma melhor atenção à sua alimentação, talvez sinta até mesmo que precisa perder peso… ok, sabendo que nas época de festas não é o melhor momento para criar restrições muito inflexíveis, como agir de maneira a não ter tantos exageros capazes de te prejudicar ainda mais? E, o que fazer logo após cometer alguns exageros?

Como dizem, não é o que você come entre o natal e o ano novo que te fará engordar, mas, sim, o que você come entre o ano novo e o natal!

De qualquer maneira, aqui vão alguns truques para te ajudar nesses processos de reflexão para agir em evitar ganhar peso nessa fase de comemorações…

  1. Escolha as coisas que você mais gosta de comer, mas evite comer muita mistura dos alimentos mais calóricos como, refrigerante + arroz + farofa + doces e + frituras.  Assim, por exemplo, se você sabe que vai comer um docinho, evite comer as frituras e vice-versa.
  2. Evite consumir refrigerantes. Diante de tantas coisas mais interessantes, isso já vai te ajudar a consumir menos açúcar, o que já ajuda a reduzir a soma de calorias no final.
  3. Outra questão é, evite exageros nas porções. Então, mesmo que você queira experimentar um pouco de tudo, você pode, mas em pequenas porções e não grandes porções de tudo, sabe?

Você também pode buscar comer comidas mais leves e se hidratar bem nos dias anteriores aos dias de festas e nos dias posteriores. Buscando recompensar os exageros, incluindo, até mesmo, alimentos com efeitos detox, como sucos verdes, água de coco, gengibre, chá verde e chá de carqueja, e saladas cruas com carne branca.

Lembre-se que, muitas vezes, se conter de exageros, não fará com que você não se divirta e aproveite bem o momento, Muitas vezes, quando dizemos não para alguns prazeres, em pró da nossa saúde e bem estar, é uma maneira de dizer sim para algo maior, reforça nosso poder de autocontrole e reforça a autoestima, principalmente, quando a questão do controle de peso for algo presente em sua vida.  

Related Posts

Alimentação e Pele, entenda sobre o Colágeno

Alimentação e Pele, entenda sobre o Colágeno

É fato que com o avançar da idade começam aparecer linhas finas de expressão na pele, além de ocorrer uma perda da elasticidade, perda de hidratação e brilho da pele. Esses são sinais naturais e comuns do envelhecimento da pele e que também sofrem influência do...

Confira 5 formas de fazer Ovos para não Enjoar

Confira 5 formas de fazer Ovos para não Enjoar

Já há algum tempo o ovo passou a estar bem presente nos cardápios de perda de peso, especialmente no café da manhã. Isso porque estudos mostram que a proteína presente na clara ajuda a dar saciedade e contribui para regular alguns hormônios que interferem no acúmulo...

Receita – Dia dos Namorados

Receita – Dia dos Namorados

Ei mulheres, que tal uma receitinha bem leve para comemorar o dia dos namorados sem ficar com aquela sensação de peso após o jantar? Curte aqui essa dica leve, saudável e afrodisíaca! Essa receita dá para 2 pessoas, ajuste a quantidade dos ingredientes, se precisar....