COMO EMAGRECER COMENDO

18 de fevereiro de 2019

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Muitas pessoas imaginam que para emagrecer é necessário passar fome e, muitas vezes, acaba que isso é um fator que as impedem, até mesmo, de tentarem.

Primeiramente, o que eu preciso dizer é que, quando eu digo “emagrecer comendo”, eu não me refiro a “comer qualquer coisa”, no sentido de “qualquer porcaria” e nem “comendo muito, além da necessidade”; mas, na verdade, eu quero que compreenda que você não precisa passar fome para emagrecer.

Nesse sentido, é muito importante se atentar que, além do valor calórico dos alimentos, existe a reação que ele causa no organismo. Por exemplo, comer um prato de macarrão ou de arroz branco é completamente diferente de comer a mesma quantidade, em calorias, de castanhas ou de uma fonte de proteína.

Então, é preciso ter uma melhor noção quanto as repostas que os diferentes tipos de alimentos podem gerar no organismo, principalmente, em níveis hormonais. Há tipos de alimentos que podem induzir mais fortemente uma resposta de acúmulo de gordura, assim como podem induzir um nível de desequilíbrio dos hormônios que dão a sensação de saciedade e fome, também podem reduzir o metabolismo e, ainda, ativar reações inflamatórias ou de desequilíbrio do ambiente intestinal. Todos esses fatores influenciarão o ganho de peso, além das calorias que o alimento possui.

Assim, podemos concluir que, a qualidade da alimentação, conta muito para o resultado do emagrecimento e é o que pode favorecer um “emagrecer sem passar fome”, vai ajudar muito mais a manter os resultados e, além disso, favorecerá melhor para a longevidade e qualidade de vida.

Com isso, vale uma reflexão na seguinte pergunta: “O que te faz engordar?” Muitas vezes, observar o que faz engordar, sabendo associar determinados alimentos com as respostas metabólicas no organismo favoráveis ao ganho de peso, não necessariamente contando as calorias, é uma estratégia para que você possa ir substituindo esses tipos de alimentos por outros que poderão também ser prazerosos e dar uma boa saciedade, mas que ajudarão seu corpo a melhorar o metabolismo e equilibrar as funções hormonais primordiais para favorecer o emagrecimento saudável, gradativo e duradouro.

Também, vale ressaltar que o ato de comer envolve todo um conjunto de comportamentos que resultam nos hábitos alimentares e de estilo de vida. E, para que haja um processo de emagrecimento eficaz, observar e trabalhar esse conjunto de comportamentos, também contribui imensamente para que se adote melhores hábitos sem, necessariamente, deixar de comer o que se gosta. Mas, a questão é aprender: quando comer, quanto comer, qual frequência pode comer determinados alimentos, sem prejudicar. Compreendendo como agir na construção de escolhas saudáveis, equilibradas, sensatas e prazerosas.

Essa melhora comportamental que digo, é baseada numa reconstrução de mentalidade quanto ao seu relacionamento com a comida, compreendendo o valor essencial do alimento, além do prazer que ele causa.

Por tanto, um processo de emagrecimento não deve ser visto como um processo penoso e de restrição alimentar. Mas, sim, pode ser encarado, positivamente, como um processo de uma construção de estilo de vida onde você compreende o que faz bem para o corpo, como substituir o que faz mal pelo que faz bem, como ser flexível sem se prejudicar e, como mirar exatamente em determinados comportamentos os quais podem te influenciar em hábitos desfavoráveis, assim como, mirar na construção dos hábitos favoráveis. Porém, de forma estratégica, pouco a pouco e com planejamento.

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